APESAR DE ACONTECER COM MAIS FREQUÊNCIA ENTRE O PÚBLICO MASCULINO, A CALVÍCIE É UM DISTÚRBIO QUE CHEGA A ATINGIR, EM MÉDIA, 25% DAS MULHERES BRASILEIRAS E DEVE SER TRATADA COM CUIDADOS ESPECIAIS.
CAUSAS DO PROBLEMA____________________________
NAS MULHERES, A CALVÍCIE É FRUTO DE DISTÚRBIOS DE HORMÔNIOS, ENTRE ELES OS SEXUAIS, OS DA TIREÓIDE E OS DAS SUPRA-RENAIS. PÓS-PARTO, PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO E CLIMATÉRIO TAMBÉM DETONAM A CALVÍCIE, QUE PODE SER HERDADA DA AVÓ, DA MÃE O DAS TIAS E COSTUMA SURGIR A PARTIR DOS 20 ANOS, EM MÉDIA, DE MODO SUTIL. MAS SE A MULHER NÃO APRENSENTOU O PROBLEMA ATÉ OS 40 ANOS, DIFICILMENTE VAI DESENVOLVER APÓS ESSA IDADE, DE ACORDO COM OS DERMATOLOGISTAS.
NO OUTONO E NO INVERNO TAMBÉM É COMUM PERDER UM POUQUINHO MAIS DE CABELO, POR CAUSA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DESSAS ESTAÇÕES. FATORES COMO PERÍODOS DE STRESS E DE ANSIEDADE, ALÉM DE DIETAS MUITO RESTRITIVAS E POBRES EM PROTEÍNAS, PROCEDIMENTOS CLÍNICOS CONTRA O CÂNCER E BAIXO NÍVEL DE FERRO NO SANGUE TAMBÉM FAZEM DESPENCAR OS FIOS, MAS NÃO SÃO SINTOMAS DE CALVÍCIE.
MUITAS VEZES É NECESSÁRIO DIFERENCIAR QUEDA DE CABELO POR CAUSA DA CALVÍCIE DAQUELA QUE É PROVOCADA PELO USO ABUSIVO DE PRODUTOS QUÍMICOS ( FORMOL, TINTAS, ALISAMENTOS ) E CALOR ( CHAPINHA, ESCOVA ). NESSE CASO, PODE HAVER ATÉ A IMPRESSÃO DE DISTÚRBIO, MAS O QUE OCORRE É O DESGASTE COM A DESIDRATAÇÃO DA HASTE DO PÊLO, ALIADO À QUEDA DAS PONTES DE QUERATINA CAUSADA PELO CALOR DAS SUBSTÂNCIAS ENVOLVIDAS NOS PROCEDIMENTOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário